Friday, April 1, 2011

Sons da Islândia: Árstíðir


Árstíðir é uma banda acústica com base no vocal de Reykjavík com um som único à cena da música islandesa.
Além de sua marca de harmonias vocais, é a sua instrumentação, que define seu som distante, efundindo uma onda quente de ressonância nos violões acústicos e barítonos, piano virtuosística, e cordas melismáticas. O resultado é um espectro extraordinariamente amplo de som, ainda mais realçada pela variedade impressionante vocal de todos os seis membros.

A música de Árstíðir é uma mistura rara que é, ao mesmo tempo simples e complexa. Suas músicas são fáceis de se apaixonar, ainda que mistura influências da música clássica, rock progressivo, música country e folk islandesa. A banda é composta por músicos distintos conhecidos de várias bandas e vários gêneros no Reykjavíkian sound-scape.

A banda foi formada em Reykjavík, no verão de 2008. Inicialmente um trio, a banda costumava sair e jogar no Kaffi e Hljomalind, que era um pequeno café no centro de Reykjavik, popular entre os músicos islandesa e um dos favoritos com os membros do Sigur Rós. Apenas quatro semanas após a sua formação a banda teve seu primeiro break, quando foi solicitado para apoiar um acto de grande popularidade na Islândia chamado 200,000 Naglbítar em uma das principais etapas da Reykjavík Culture Night.

Durante o outono de 2008 Árstíðir ajudou o 200 000 Naglbítar em uma série de shows, incluindo o museu de artes Reyjavík, a Ópera da Islândia e a Akureyri Sport Arena. Pouco tempo após a adição de um quarto integrante no violoncelo, a banda gravou seu primeiro single chamado Sunday Morning. A canção se tornou um hit número 1 na Rádio Nacional Islandesa e a banda ganhou a reputação para o seu som inusitado e uso de harmonias vocais.

Em dezembro Árstíðir fez um concerto na famosa igreja Fríkirkjan em Reykjavík. O show foi gravado, a banda lançou um EP chamado "Live at Fríkirkjan" logo depois gravou em sua própria gravadora chamada Nivalis. O EP foi mixado por Ólafur Arnalds, um amigo da banda que tem colaborado com Árstíðir em várias ocasiões.



Em 2009 a banda completou seis anos. E comemoraram com a adição de um pianista e violinista à mistura. A banda lançou seu álbum de estréia em junho e fez uma turnê de três semanas ao redor da Islândia. Durante o Verão, a banda tocou em vários festivais na Islândia e teve outro hit em primeiro lugar com a canção Með Hallandi Höfði.

A banda tocou no palco principal do Festival Iceland Airwaves, no outono, o que gerou considerável atenção da mídia em revistas internacionais de música.

Em 2010 o álbum de estréia do Árstíðir foi lançado oficialmente na Suécia pela Adore Music, e teve distribuição internacional através do norueguês distribuidor digital Phonofile-Artspages. A banda fez uma turnê de duas semanas na Escandinávia, em Maio e Junho, que incluiu actuações ao vivo na Rádio Nacional Sueca e no canal de televisão TV4.

No final do Verão, um acordo foi firmado com Maria Chelnokova do Fundo de Cultura russa Veresk, e a banda saiu em turnê para a Finlândia e para a Rússia. Graças a um exaustivo trabalho promocional antes da turnê, a banda conseguiu vendertodos os ingressos para diversos shows na Rússia e a banda foi elogiada pelo público russo.

A banda está atualmente escrevendo material para o seu segundo álbum, que está programado para ser gravado na primavera de 2011. O álbum será produzido por Ólafur Arnalds.




No comments:

Post a Comment